Pedro Barbosa

Se você ainda não viu o comercial que comemora os 70 anos da Volkswagen no Brasil, veja! É incrível e assustador ao mesmo tempo.

Incrível porque, com uso de inteligência artificial (IA), a campanha busca mostrar que todo brasileiro tem uma história com um Volkswagen, conectando o passado e o futuro: enquanto dirige uma ID.Buzz, versão atual e elétrica da Kombi, Maria Rita está cantando com a mãe, Elis Regina (morta em 1982) a música “Como nossos pais”, de Belchior.

E assustador, porque a inteligência artificial está avançando numa velocidade sem precedentes. No comercial, foi utilizada uma técnica conhecida como ‘deepfake’, que faz montagens realistas com rostos de pessoas.

O debate que vem ocorrendo, nas redes sociais, desde o lançamento do comercial levanta um questionamento interessante sobre o uso de imagens adulteradas. Como sempre, há uma linha tênue entre o que pode e o que não deve ser feito, um debate ético e moral em torno do uso da ferramenta.

Polêmicas à parte, assim como a imagem adulterada foi utilizada para gerar emoção, através de um comercial (que ficou muito bom, a propósito), a mesma tecnologia também poderia ser utilizada para golpes, manipulações e usos indevidos na política.

O fato é que a inteligência artificial chegou para ficar. Mas, estamos preparados para lidar com esse novo mundo com IA?

E você, já parou para pensar em como a IA vai mudar tudo?🤔

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